Dicas de Como

Twitter dicas de como

Dicas de como começar uma redação

Ao se aproximar do vestibular, os candidatos ficam muito nervosos quando o assunto é redação, principalmente em se tratando da redação do Enem. Por isso, daremos dicas de como começar uma redação para que você fique mais tranqüilo e consiga alcançar seu objetivo.

Primeiramente você deve focar no tema de redação. Talvez o próprio título sirva como introdução à redação e dispense as dicas de redação que já são conhecidas.
Não se deve começar “pelo começo”, como é aconselhado em muitos manuais de como começar uma redação de vestibular. O passo inicial é definir o desenvolvimento, para que, com base nele, seja possível apresentar uma introdução pertinente ao assunto. Mas como fazer isso?

Bom, para fazer uma boa redação é necessário possuir conteúdo, ou seja, só um leitor saberá desenvolver uma redação com conteúdo.

Crie perguntas sobre o tema de redação, de forma que elas o façam pensar sobre o assunto. A redação dissertativa, que normalmente é pedida como redação para vestibular, deve ser realizada com base em conhecimento, prevalecendo sempre a verdade. Neste tipo de redação, não há espaço para um “eu acho que…”. Comece com uma afirmação sobre o assunto, mas sinta-se narrador e não parte integrante da história. Fale apenas a verdade e o que você conhece, não saindo disso para não cair em contradição ou ridículo.

Se você ainda tem dúvida de como fazer uma redação, comece lendo artigos de jornais, livros e até revista em quadrinhos. Quando o assunto é conhecimento, busque-o em todos os lugares.

Na hora da redação como fazer? Tenha calma. Leia o que se pede. Pense sobre o assunto e anote alguns tópicos. Pense sobre suas anotações e comece com um parágrafo geral sobre o assunto. A partir daí, apresente informações que confirmem o que foi introduzido. O resto irá fluir naturalmente.

Deixe uma resposta